25.6 C
Brasília
segunda-feira, 08/06/2026

Frente fria traz chuva forte e frio no início da semana em todo o país

Brasília
nuvens quebradas
25.6 ° C
25.6 °
25.6 °
43 %
3.2kmh
64 %
seg
24 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
26 °
sex
18 °

Em Brasília

Uma nova frente fria está chegando e vai causar muita chuva em várias partes do Centro-Sul do Brasil durante esta semana. Esse sistema, junto com áreas de baixa pressão no Sul do país, pode trazer temporais isolados, ventos fortes e até granizo em alguns estados, de acordo com a Climatempo.

Os efeitos começam a aparecer no Rio Grande do Sul já nesta segunda-feira, 8, com pancadas de chuva moderada a forte em várias regiões do estado. Existe risco de temporais locais com ventos intensos e possível queda de granizo.

Durante a semana, a chuva avança para Santa Catarina e Paraná, alcança Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e depois chega ao Sudeste. As maiores chuvas são esperadas no Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com possibilidade de temporais isolados.

Em São Paulo, a segunda parte da semana terá retorno das chuvas em cidades do interior, como Presidente Prudente, Marília, Bauru, Campinas e Sorocaba. Em Minas Gerais, as chuvas devem atingir o Triângulo Mineiro, o Sul de Minas e a capital, Belo Horizonte. No Rio de Janeiro, a instabilidade vai alcançar a capital e a Região Serrana.

A Climatempo também indica chuva para Goiás e o Distrito Federal no final da semana, o que é incomum para este período, quando geralmente faz tempo seco. Além da chuva, uma massa de ar frio vai avançar pelo Sul e Sudeste, causando a queda das temperaturas e podendo formar geadas em áreas serranas e de maior altitude.

Os ventos vão ficar mais fortes nas regiões litorâneas do Sul e Sudeste, especialmente entre o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro. Há chance de ressaca e mar agitado na costa gaúcha, com ondas que podem chegar entre dois e três metros.

Fonte: Estadão Conteúdo.

Veja Também