24.5 C
Brasília
quinta-feira, 23/04/2026

Casos de LER/Dort na Saúde Pública do DF Crescem e Alerta para Prevenção

Brasília
céu limpo
24.5 ° C
24.5 °
20.6 °
50 %
3.6kmh
0 %
sex
25 °
sáb
26 °
dom
28 °
seg
28 °
ter
23 °

Em Brasília

No mês do Abril Verde, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal intensifica ações para promover a saúde dos trabalhadores, destacando a importância da prevenção das lesões por esforço repetitivo (LER) e dos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort).

Essas condições, que podem afetar a qualidade de vida e o bem-estar no ambiente profissional, têm apresentado um aumento nas notificações recentes. Segundo o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), somente neste ano de 2025, foram registrados 1.744 casos, representando 43,9% do total desde 2015.

Elaine Morelo, diretora de Saúde do Trabalhador da SES-DF, ressalta o impacto positivo das campanhas educativas e da vigilância ativa na identificação e registro desses casos, enfatizando o papel fundamental da conscientização para a promoção da saúde ocupacional.

Além dos esforços dos Cerests e dos núcleos de vigilância epidemiológica hospitalar, a iniciativa reforça a necessidade de manter uma rotina de cuidados para evitar dores crônicas, formigamento, dormência e fadiga muscular entre os trabalhadores.

Essas ações refletem o compromisso do Distrito Federal em garantir ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis, incentivando práticas que previnem doenças silenciosas mas que afetam significativamente a população trabalhadora.

Veja Também