16.5 C
Brasília
quinta-feira, 14/05/2026

CAE marca encontro com presidente do BC para discutir casos Master e BRB

Brasília
céu limpo
16.5 ° C
16.5 °
15.6 °
94 %
0kmh
0 %
qui
28 °
sex
27 °
sáb
28 °
dom
28 °
seg
28 °

Em Brasília

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado agendou uma audiência pública para o dia 19 de novembro com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo. O objetivo é falar sobre as investigações envolvendo o Banco Master e o Banco de Brasília (BRB), que está ligado aos problemas do Master.

Renan Calheiros, presidente da CAE, demonstrou preocupação com a situação financeira do BRB e questionou se o Banco Central está demorando demais para agir na liquidação do banco. Ele apontou que o Banco Central cometeu erros parecidos com os do caso Master, onde a demora causou a saída de três diretores do BC envolvidos com o banco.

Calheiros ressaltou a importância da participação de Gabriel Galípolo para esclarecer as investigações sobre a fraude no Master e exigir ações no caso do BRB. Na reunião da CAE, ele criticou a lentidão do Banco Central em lidar com o caso Master.

As senadoras pelo Distrito Federal, Leila Barros e Damares Alves, também manifestaram preocupação com o envolvimento do BRB no escândalo. Elas criticaram a falta de transparência e a ausência de acesso a auditorias, pedindo mais clareza. Leila Barros mencionou um encontro que aconteceu em 14 de novembro entre a governadora do Distrito Federal, Celina Leão, o secretário de Economia do DF, Valdivino de Oliveira, e Galípolo para discutir a situação morosa.

A senadora destacou que os programas, financiamentos e pagamentos do BRB estão parados, deixando o banco quase sem funcionar.

*Com informações da Agência Senado

Veja Também