Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama, publicou uma imagem apoiando um produto da marca Ypê, gerando controvérsia nas redes sociais. O apoio ocorre em meio à mobilização de seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro para defender a empresa.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu lotes de detergentes, lava-roupas líquidos e desinfetantes da Ypê por falhas no controle de qualidade e risco de contaminação microbiológica.
Mesmo com a determinação, parlamentares e influenciadores, incluindo aliados de Bolsonaro, têm incentivado a compra dos produtos, alegando que a suspensão tem motivação política, sem apresentar provas.
Nas redes sociais, usuários sugerem que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria usando a Anvisa para perseguir empresários ligados a Bolsonaro. A narrativa ganhou força quando foram divulgadas doações eleitorais feitas pela família Beira, responsável pela Ypê, à campanha presidencial de Bolsonaro em 2022, totalizando R$ 1 milhão.
Entre os apoiadores da marca, o vice-prefeito de São Paulo, Ricardo Mello Araújo, publicou vídeo convocando consumidores a apoiarem a empresa, e a cantora Jojo Todynho também criticou a suspensão dos produtos.
Recomendação da Anvisa
A Anvisa reforça que a suspensão dos produtos foi baseada em critérios técnicos após inspeções e recomenda que os consumidores não utilizem os lotes afetados enquanto as avaliações continuam.
