22.5 C
Brasília
sexta-feira, 24/04/2026

Israel promete atacar qualquer ameaça no Líbano durante trégua

Brasília
céu pouco nublado
22.5 ° C
22.5 °
18.9 °
64 %
2.6kmh
20 %
sáb
31 °
dom
29 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
22 °

Em Brasília

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou nesta sexta-feira (24) que o país continuará agindo contra qualquer ameaça vinda do Líbano, apesar da prorrogação da trégua mediada pelos Estados Unidos por mais três semanas.

Netanyahu responsabilizou o grupo Hezbollah por tentar atrapalhar o processo de paz entre Israel e Líbano. Segundo ele, “Estamos empenhados em alcançar uma paz duradoura entre Israel e Líbano, mas o Hezbollah está tentando sabotar esse esforço”.

As Forças de Defesa de Israel (FDI) confirmaram ataques recentes contra posições do Hezbollah no sul do Líbano, na região de Deir Aames, após uma suposta violação da trégua pelo grupo, registrada no dia anterior.

O acordo de trégua, intermediado pelos Estados Unidos, permite que Israel tome todas as medidas necessárias para garantir sua segurança e defesa. Já o Hezbollah afirmou que o cessar-fogo perdeu o sentido devido à continuidade dos ataques israelenses em território libanês.

O presidente americano, Donald Trump, anunciou a prorrogação da trégua na quinta-feira (23), após reunião na Casa Branca com autoridades de ambos os lados e membros do governo dos Estados Unidos, como o vice-presidente JD Vance e o secretário de Estado Marco Rubio.

Trump afirmou que o encontro foi positivo e confirmou a extensão da trégua por mais três semanas.

A tensão entre Israel e Líbano aumentou com a participação do Hezbollah no conflito, um grupo que apoia o Irã e é visto como adversário de Israel, especialmente na região sul do Líbano.

Veja Também