A Administração Regional de Ceilândia realizou diversas ações de manutenção, infraestrutura e cuidado dos espaços públicos durante a semana, com a colaboração da Novacap, do SLU e do GDF Presente. Essas ações têm como objetivo melhorar o conforto, a segurança e a qualidade de vida dos moradores.
Destaques dos trabalhos incluem reparos em parquinhos e áreas de lazer. No Condomínio Privê e na EQNN 4/6, próximo à Escola Classe 21, em Ceilândia Sul, foram feitas capina, conserto de balanços e gangorras, além de melhorias para tornar o ambiente mais seguro para as crianças. No Parque do Setor O, houve conserto em pergolados; na Praça dos Eucaliptos, foram instalados novos bancos de concreto; e em outros locais, mobiliário danificado foi retirado.
Marília de Freitas Carvalho, moradora da Guariroba, comentou sobre o parquinho da região. “Antes o espaço estava inadequado para as crianças. Agora foi renovado, com areia nova, brinquedos pintados e um ambiente mais belo e seguro. Ficou um local novo para as famílias aproveitarem”, disse.
O administrador regional de Ceilândia, João Marcelo de Souza, afirmou: “Estamos trabalhando toda semana para cuidar dos locais públicos, garantindo que a população tenha acesso a áreas limpas, seguras e bem cuidadas. Investir em lazer, infraestrutura e limpeza urbana é melhorar a vida das famílias de Ceilândia”.
Nas ações de limpeza, foram recolhidos materiais sem utilidade, restos de poda e entulho em ruas como P1, P2, P3, Via Leste, P4 e M3. Também foram colocadas barreiras do tipo New Jersey na QNM 16 para evitar o descarte irregular de lixo.
No setor de infraestrutura, avançaram os reparos do asfalto em partes da QNO 13, QNN 28 e EQNN 21/23, instalação de meio-fio na EQNO 3/5, construção de bases para novos estacionamentos, reparo em calçadas e recuperação de áreas danificadas. Além disso, foi feito manutenção em creches, reposição de tampas de esgoto, preparação de terrenos para calçadas e capina em áreas comuns.
A chefe do Departamento de Regionais da Novacap, Walquiria Marra, destacou: “Essas ações contínuas de manutenção e infraestrutura garantem cidades organizadas, seguras e acolhedoras. Não se trata apenas de fazer serviços, mas de assegurar que os espaços públicos estejam prontos para o uso da população, fortalecendo a mobilidade, lazer e bem-estar dos moradores de Ceilândia”.
Equipes da CEB e da Neoenergia também fizeram manutenção da rede elétrica, com troca de lâmpadas e reparos na iluminação pública em locais de grande movimento, como a Feira do Produtor e avenidas importantes da cidade.
