O Instituto Butantan está recrutando 6,9 mil pessoas com 60 anos ou mais para participar da segunda fase do teste clínico de uma nova vacina contra a gripe.
De acordo com o Butantan, essa vacina inclui um adjuvante, que é uma substância que ajuda a fortalecer a resposta do sistema imunológico. O objetivo é oferecer maior proteção para os idosos, que são mais vulneráveis às complicações da gripe devido à redução natural da imunidade com a idade.
Carolina Barbieri, médica responsável pelo desenvolvimento clínico do estudo no Instituto, explica que a população com 60 anos ou mais sofre de imunossenescência, um processo que diminui a eficácia da proteção contra infecções e vacinas em comparação com adultos jovens e adolescentes.
Por essa razão, o Instituto está desenvolvendo uma vacina contra a gripe aprimorada, com adjuvante, para garantir melhor proteção e evitar complicações, internações e mortes causadas pelo vírus influenza entre os mais idosos.
Quem pode participar?
Estão convidados para participar homens e mulheres que estejam saudáveis ou que tenham doenças controladas e estáveis. Pessoas com imunodeficiência ou condições não estabilizadas não poderão participar. A pesquisa está acontecendo nos seguintes estados:
- Bahia
- Espírito Santo
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Pernambuco
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- São Paulo
- Sergipe
A primeira fase do estudo incluiu 300 voluntários e começou em janeiro de 2026. O comitê que avalia a segurança e os dados do estudo considerou a vacina segura.
Nesta segunda fase, os 6,9 mil participantes serão divididos em dois grupos: um receberá a vacina do Butantan com adjuvante, e o outro grupo receberá uma vacina de alta dose contra a gripe, que já está disponível na rede privada para pessoas com 60 anos ou mais.
Comparar essas duas vacinas é um dos objetivos desta fase. O acompanhamento dos participantes terá duração de seis meses.
Como participar?
O estudo está sendo realizado em 20 centros de pesquisa. Para se inscrever, é necessário entrar em contato com o centro de interesse. Por exemplo, na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, o primeiro passo é preencher um formulário de inscrição.
Centros participantes
Nordeste
- Associação Obras Sociais Irmã Dulce – Salvador (BA)
- Centro de Pesquisas Clínicas da Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Laranjeiras (SE)
- Instituto Atena de Pesquisa Clínica – Natal (RN)
- Plátano Centro de Pesquisa Clínica – Recife (PE)
Sudeste
- A2Z Clinical Centro Avançado de Pesquisa Clínica – Valinhos (SP)
- Centro de Pesquisa – Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCFMRP/USP) – Serrana (SP)
- Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto (FUNFARME) – São José do Rio Preto (SP)
- Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) – Campinas (SP)
- Centro de Pesquisa Clínica Santa Casa de Ribeirão Preto – Ribeirão Preto (SP)
- Núcleo de Estudos sobre Infecção Materna, P. e Infantil (NEIMPI) – Ribeirão Preto (SP)
- Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) – São Caetano do Sul (SP)
- CP Quali Pesquisa Clínica – São Paulo (SP)
- Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS – São Paulo (SP)
- Centro de Terapias Avançadas e Inovadoras – CT Terapias Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte (MG)
- Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) – Belo Horizonte (MG)
- Centro de Avaliação de Medicamentos e Especialidades de Pesquisa (CENDERS)/Vitória Clinical Institute – Vitória (ES)
- Centro de Pesquisa Clínica e Diagnóstico do Espírito Santo (CEDOES) – Vitória (ES)
Centro-Oeste
- Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campo Grande (MS)
Sul
- Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) – Porto Alegre (RS)
- Hospital Moinhos de Vento – Porto Alegre (RS)
