25.5 C
Brasília
sexta-feira, 24/04/2026

GDF começa apoio a moradores de rua no Plano Piloto

Brasília
céu pouco nublado
25.5 ° C
27.3 °
25.5 °
53 %
4.1kmh
20 %
sex
26 °
sáb
26 °
dom
28 °
seg
29 °
ter
28 °

Em Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF), através da Casa Civil, iniciou no sábado (25) uma ação de apoio e assistência para pessoas em situação de rua em 24 locais do Plano Piloto. A atividade, que continua até domingo (26), começou às 9h e contou com a participação de várias secretarias e órgãos públicos.

A operação reúne as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Saúde (SES-DF), Educação (SEE-DF), Segurança Pública (SSP-DF), Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), Justiça e Cidadania (Sejus-DF) e Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF). Também participam o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Novacap, a Codhab, o Detran-DF, a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e o Conselho Tutelar.

Durante a ação, a DF Legal fica responsável por desmontar as estruturas montadas pelas pessoas em situação de rua e transportar seus pertences para o local indicado por elas. Caso não haja indicação, os objetos serão levados para um depósito no SIA Trecho 4, lotes 1.380/1.420, onde poderão ser retirados em até 60 dias, sem custo. As pessoas serão encaminhadas para atendimento pela Sedes-DF.

Na semana anterior, as secretarias fizeram abordagens sociais e atendimentos prévios para identificar o público-alvo e suas necessidades.

Os locais de ação incluem o Eixão Norte (altura das quadras 107, 110, 114 e 115), Hemocentro (em frente à SQN 302), 601 Norte, L2 Norte (na altura da 602, abaixo do Serpro), SGAN 606, 607 e 608, SGAN 611, estacionamento ao lado do Ilhas do Lago, ao lado do Clube da Aeronáutica, ao lado do posto Melhor, Via L4 Norte (próximo à Via N1 Leste), Rua DFL Casa 1, Torre de TV (subsolo), Setor Comercial Sul, CLS 102 Bloco A (ao lado da Drogasil), 303 Sul (atrás do Bloco D), CLS 305 (ao lado da Drogasil e próximo ao Pão de Açúcar), CLS 409 (ao lado do Bloco A), CLS 209 (próximo ao Bloco C), SCLS 413 (entre os blocos C e D), SHIGS 703/704 (Praça Galdino Jesus dos Santos), Centro Pop e vias W5 e W4 Sul (extensão das quadras 903 a 905 e 702 a 705).

Veja Também