A seleção do Irã embarcou neste sábado (6/6) para o México, onde disputará a Copa do Mundo de 2026, após parte da equipe ter tido vistos negados pelos Estados Unidos. O grupo deixou Antalya, na Turquia, e deve chegar ao México na madrugada de domingo (7/6).
O time ficará concentrado em Tijuana, cidade na fronteira com os Estados Unidos. Inicialmente, o centro de treinamento estava previsto para ser em Tucson, no Arizona, mas devido à negativa dos vistos, a mudança foi necessária.
Apesar do impasse diplomático, o Irã mantém sua participação no Mundial. A estreia será no Grupo G, no dia 15 de junho, contra a Nova Zelândia, em Los Angeles.
Em seguida, a seleção iraniana enfrentará a Bélgica, também em Los Angeles, no dia 21, e encerrará a fase de grupos diante do Egito, em Seattle, no dia 27 de junho.
Restrição dos vistos gerou críticas do governo iraniano
O governo iraniano criticou as restrições impostas pelos Estados Unidos para a entrada de membros da delegação. Segundo autoridades de Teerã, vários integrantes da comissão técnica, dirigentes e profissionais de apoio tiveram pedidos de visto negados.
Em nota da embaixada iraniana na Turquia, o tratamento foi considerado discriminatório, questionando a exclusão de pessoas essenciais para a seleção durante o torneio.
A declaração foi uma resposta às palavras do embaixador americano na Turquia, Tom Barrack, que afirmou que os jogadores e a comissão técnica necessária receberam autorização para viajar.
Integrantes importantes ficaram de fora
Segundo a agência iraniana Fars, mais de dez membros das equipes médica e esportiva foram impedidos de entrar. Entre eles está o presidente da Federação Iraniana de Futebol, Mehdi Taj.
Autoridades dos Estados Unidos indicaram que algumas restrições estão relacionadas a vínculos com a Guarda Revolucionária Islâmica, que está sob sanções americanas.
Mehdi Taj, que já fez parte da Guarda Revolucionária, também foi proibido de entrar nos Estados Unidos em dezembro do ano passado, para acompanhar o sorteio da Copa do Mundo.
Apesar dos desafios e das tensões diplomáticas, a seleção iraniana segue sua preparação e mantém a programação de jogos nos Estados Unidos.

