Um documento enviado ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) revelou a forte influência do crime organizado em áreas controladas pelo tráfico na capital do Rio de Janeiro.
De acordo com o documento, um oficial de Justiça relatou que não conseguiu cumprir um mandado no Complexo da Penha. Segundo o relato, integrantes do Comando Vermelho (CV) proibiram a entrada de agentes do Poder Judiciário nas comunidades sob seu controle.
O mandado não foi cumprido por causa do alto risco imposto pela presença de criminosos armados. O documento destaca que olheiros monitoram a movimentação nas ruas, e traficantes carregam armamentos pesados como fuzis e metralhadoras, dificultando a atuação dos servidores públicos.
Riscos para os servidores
O cenário de violência piorou após uma operação policial em 28 de outubro, que resultou em 122 mortes nos complexos da Penha e do Alemão. Isso aumentou ainda mais a tensão e o perigo para oficiais de Justiça e policiais militares que atuam na região.
Antes de devolver o mandado sem cumprimento, o oficial tentou localizar a pessoa intimada por telefone e meios eletrônicos, sem sucesso.
Medidas de segurança
Apesar de existir a possibilidade de solicitar apoio da Polícia Militar, o oficial avaliou que isso não garantiria a segurança necessária para cumprir a diligência, e que uma operação poderia colocar em risco também os moradores da comunidade.
Assim, o mandado foi devolvido ao cartório com a solicitação de um endereço alternativo para a intimação, buscando preservar a segurança dos envolvidos.
Este caso mostra as dificuldades enfrentadas pelo Estado para garantir a aplicação da justiça em áreas onde o tráfico de drogas exerce controle e impede a entrada de agentes públicos.
Até o momento, não foi informado um novo endereço para cumprimento da ordem judicial. O processo permanece em andamento, ilustrando os desafios diários enfrentados por servidores em regiões dominadas pelo crime organizado.

