O prazo para inscrições no Exame Nacional de Residência (Enare) 2026/2027 para as especialidades que aceitam acesso direto termina na próxima segunda-feira, dia 29. Para as residências que exigem pré-requisitos, como anos adicionais de estudo e experiência em áreas específicas da saúde, as inscrições vão até 15 de julho.
As inscrições devem ser realizadas somente pelo site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela organização do exame. A taxa para as especialidades de acesso direto é de R$ 330, e para os demais programas na área da saúde é R$ 220. O pagamento deve ser efetuado até 6 de julho, e a confirmação da inscrição se dá somente após o comprovante do pagamento.
O Enare, de âmbito nacional, terá suas provas aplicadas em 60 cidades brasileiras no dia 13 de setembro. O exame busca facilitar o acesso dos candidatos à residência médica e garantir que as vagas sejam ocupadas de forma justa e eficiente no país.
Desde 2025, o Enare é integrado ao Enamed, exame organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com a Rede HU Brasil. O resultado do Enamed pode ser usado para as especialidades médicas com acesso direto. O Enamed é obrigatório para estudantes finalizando o curso de medicina, mas médicos formados anteriormente também podem usar seu resultado para concorrer nas residências.
Os editais para os Programas de Residência Médica, Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde estão disponíveis na página do Enare. Para esclarecimento de dúvidas, a FGV oferece atendimento por meio do site, e-mail e telefone.
