23.5 C
Brasília
terça-feira, 02/06/2026

Brasil deve responder EUA com política de reciprocidade, diz Augusto Cury

Brasília
céu limpo
23.5 ° C
24.5 °
23.5 °
43 %
3.6kmh
0 %
ter
26 °
qua
26 °
qui
25 °
sex
24 °
sáb
24 °

Em Brasília

Augusto Cury, pré-candidato à Presidência da República pelo Avante, afirmou que o Brasil deve adotar uma política de reciprocidade em resposta a uma possível nova taxação sobre produtos brasileiros pelos Estados Unidos.

Ele enfatizou que, caso o presidente americano Donald Trump implemente um novo tarifaço, o Brasil precisa reagir de forma firme, com uma relação séria, pacífica e inteligente baseada na igualdade entre os países. Segundo ele, a prioridade deve ser a soberania nacional.

O cientista destacou que o documento dos EUA propõe uma taxação de 25% sobre produtos brasileiros para corrigir práticas comerciais consideradas desleais pela administração americana.

Augusto Cury também comentou a decisão do Departamento de Estado dos EUA de classificar as facções brasileiras Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas estrangeiras. Ele ressaltou que a soberania do Brasil deve ser preservada e que a questão das facções precisa ser resolvida com urgência e rapidez.

Para ele, existem opiniões divergentes sobre o que constitui uma organização terrorista, e o Brasil não pode abrir mão de sua autonomia nessa decisão.

Veja Também