18.5 C
Brasília
sábado, 18/04/2026

Piloto conta como foi abordado por caça da fab no rs

Brasília
nuvens quebradas
18.5 ° C
18.5 °
18.5 °
96 %
0.7kmh
66 %
sáb
28 °
dom
27 °
seg
27 °
ter
27 °
qua
26 °

Em Brasília

O piloto João Paulo de Almeida compartilhou nas redes sociais um relato detalhado sobre a interceptação realizada por um caça da Força Aérea Brasileira (FAB) durante um voo que ele comandava. O ocorrido se deu no dia 31 de março, enquanto sobrevoava o estado do Rio Grande do Sul.

No momento da abordagem, João Paulo estava pilotando um monomotor Piper M500 a 24 mil pés, em uma rota entre as cidades de Lajeado e Lagoa Vermelha. Ele acredita que a ação foi uma medida de rotina da FAB, sem maiores riscos.

Segundo o piloto, os passageiros notaram a presença do caça e chamaram sua atenção para olhar para fora. Ele explicou que, ao remover a proteção solar do cockpit, percebeu a proximidade de um caça supersônico Northrop F-5 Tiger 2, pertencente ao esquadrão Pampa de Canoas, que o abordou no ar.

A experiência foi tranquila, e o piloto ressaltou que o procedimento fez parte da operação normal das forças de defesa aérea brasileira, garantindo a segurança do espaço aéreo nacional.

Veja Também