Os preços do petróleo aumentaram nesta terça-feira devido ao impasse diplomático no Oriente Médio, após o Irã rejeitar a proposta dos Estados Unidos sem fazer concessões.
O barril de Brent do Mar do Norte para entrega em julho subiu 3,42%, chegando a 107,77 dólares, enquanto o West Texas Intermediate (WTI) para junho avançou 4,19%, alcançando 102,18 dólares.
Barbara Lambrecht, do Commerzbank, resume que, sem um acordo à vista, os preços do petróleo continuam a subir.
Autoridades iranianas descartaram modificar suas propostas para encerrar a guerra, que o presidente americano, Donald Trump, classificou como propostas para “jogar no lixo”.
Esse impasse gera preocupação sobre um possível bloqueio prolongado do Estreito de Ormuz, rota por onde passa normalmente 20% do petróleo mundial, enquanto as reservas diminuem.
Atualmente, apenas 3,9 milhões de barris por dia transitam por Ormuz, contra 20 milhões antes da guerra, segundo o analista sênior Helge André Martinsen, da DNB Carnegie.
Os operadores também acompanham a reunião prevista entre o presidente americano e o presidente chinês, Xi Jinping, que acontecerá na quinta e sexta-feira em Pequim.
