24.5 C
Brasília
terça-feira, 12/05/2026

Ypê apresenta à Anvisa 239 ações para correção após suspensão de produtos

Brasília
nuvens dispersas
24.5 ° C
24.5 °
20.6 °
53 %
2.1kmh
40 %
qua
27 °
qui
28 °
sex
28 °
sáb
28 °
dom
23 °

Em Brasília

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou, nesta terça-feira (12/5), uma reunião com representantes da Química Amparo LTDA, empresa responsável pela marca Ypê. O encontro teve como objetivo discutir as medidas adotadas pela fabricante após a suspensão de lotes de detergentes, lava-roupas líquidos e desinfetantes, devido à suspeita de contaminação microbiológica.

A empresa revelou que implementou 239 ações corretivas nos processos de fabricação dos produtos, considerando também as recomendações feitas em inspeções feitas pela Anvisa em 2024 e 2025.

A reunião ocorreu na sede da Anvisa em Brasília e contou com a presença do diretor-presidente da agência, Leandro Safatle, do diretor de fiscalização, Daniel Pereira, além do presidente da Ypê, Waldir Beira Júnior, e do diretor de operações da empresa, Jorge Eduardo Beira. Também participaram equipes técnicas da Anvisa e profissionais das áreas jurídica e de controle de qualidade da empresa.

Desde a publicação da Resolução nº 1.834/2026, em 7 de maio, a unidade industrial de Amparo, situada no interior de São Paulo, intensificou as ações para se adequar às exigências sanitárias.

A Anvisa informou que a Diretoria Colegiada vai analisar nesta quarta-feira (13/5) o recurso apresentado pela empresa na sexta-feira (8/5). O pedido visa suspender os efeitos da decisão que interrompeu a venda e determinou o recolhimento de lotes específicos da marca.

Posição da Anvisa

A decisão tomada em 5 de maio tem como foco a proteção da saúde do consumidor e foi baseada em uma análise detalhada do risco sanitário. Inspeções realizadas com órgãos estaduais e municipais identificaram falhas nos controles de qualidade e nos processos produtivos.

Essas irregularidades comprometem as boas práticas de fabricação e podem colocar a saúde em risco, principalmente pela possibilidade de contaminação microbiológica, com microrganismos que não deveriam estar presentes nos produtos.

Recolhimento e suspensão de lotes

A medida abrange detergentes, sabões líquidos para roupas e desinfetantes produzidos na unidade da Química Amparo em São Paulo. O recolhimento inclui todos os lotes com final 1.

Confira os produtos afetados:

  • Lava louças Ypê Clear Care
  • Lava louças com enzimas ativas Ypê
  • Lava louças Ypê
  • Lava louças Ypê Clear Care
  • Lava louças Ypê Toque Suave
  • Lava-louças concentrado Ypê Green
  • Lava-louças Ypê Clear
  • Lava-louças Ypê Green
  • Lava roupas líquido Tixan Ypê Combate Mau Odor
  • Lava roupas líquido
  • Tixan Ypê Cuida das Roupas
  • Lava roupas líquido Tixan Ypê Antibac
  • Lava roupas líquido Tixan Ypê Coco e Baunilha
  • Lava roupas líquido Tixan Ypê Green
  • Lava roupas líquido Ypê Express
  • Lava roupas líquido Ypê Power Act
  • Lava roupas líquido Ypê Premium
  • Lava roupas Tixan Maciez
  • Lava roupas Tixan Primavera
  • Desinfetante Bak Ypê
  • Desinfetante de uso geral Atol
  • Desinfetante Perfumado Atol
  • Desinfetante Pinho Ypê
  • Lava roupas Tixan Power Act

Os consumidores que possuírem produtos dos lotes mencionados foram orientados a suspender imediatamente o uso.

Veja Também