A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), em parceria com o Porvir, promoveu em 16 de abril, em Brasília, uma oficina para apresentar a Coleção Brasileira de Educação Digital e Midiática, antes do seu lançamento oficial, durante o Encontro Nacional da Especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica, realizado pelo Ministério da Educação (MEC).
Mais de 800 técnicos, secretários e gestores das redes de ensino de todo o Brasil participaram da oficina, que teve como meta mostrar de maneira prática os recursos da Coleção e ajudar na sua implantação. A atividade foi interativa, estimulando a participação dos gestores, que foram divididos em grupos para analisar exemplos, explorar os materiais disponíveis na Coleção e criar sugestões de trilhas para formação contínua, levando em conta as necessidades de aprimoramento dos professores, a incorporação ao currículo e as estratégias de formação já existentes nas regiões.
Durante a oficina, foi usado um baralho pedagógico que apresentava os cursos e materiais da Coleção. Cada carta trazia detalhes como nome do curso, carga horária, temas abordados e as habilidades digitais desenvolvidas. As cartas estavam organizadas conforme categorias formativas como conceitos, ferramentas, metodologias e estratégias de gestão, permitindo que os participantes combinassem elementos para montar trilhas formativas personalizadas e adequadas a cada contexto. Esse material também estará disponível na Coleção, permitindo sua adaptação para diferentes situações de formação.
Tatiana Flix, diretora do Instituto Porvir, destacou o interesse e a participação ativa dos presentes, ressaltando que a Coleção oferece uma importante ferramenta para que as redes de ensino criem formações adaptadas às suas realidades e necessidades.
Desenvolvida pela Secom/PR com o MEC, com suporte técnico do Porvir e do governo do Reino Unido, a Coleção Brasileira de Educação Digital e Midiática reúne cursos online, materiais didáticos e guias que apoiam a formação dos professores e das redes de educação. O repositório facilita a construção de trilhas formativas alinhadas à integração da educação digital e midiática no currículo, além do desenvolvimento de competências para uso crítico e criativo das tecnologias, conforme a Resolução nº 2/2025 do CNE.
David Almansa, diretor do Departamento de Direitos na Rede e Educação Midiática da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, afirmou que a Coleção foi criada para apoiar as redes de ensino de forma prática, oferecendo diversas opções para a formação docente que atendam aos diferentes contextos.
O lançamento oficial da Coleção acontecerá em 30 de abril, às 16h, em um webinário transmitido pelo canal do MEC no YouTube. Thaís Brito, coordenadora-geral de Educação Midiática da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, explicou que o objetivo do lançamento é apresentar às redes as funcionalidades da plataforma para apoiar a formação continuada dos professores, ajudando gestores e educadores a explorar os recursos e organizar trajetórias formativas conforme suas demandas.
Esta iniciativa tem a expectativa de fortalecer a adoção da educação digital e midiática nas redes públicas de ensino em todo o Brasil.
