18.5 C
Brasília
sábado, 18/04/2026

Chuva forte causa danos no noroeste do Rio Grande do Sul

Brasília
nuvens quebradas
18.5 ° C
18.5 °
18.5 °
96 %
0.7kmh
66 %
sáb
28 °
dom
27 °
seg
27 °
ter
27 °
qua
26 °

Em Brasília

Chuvas fortes com ventos fortes atingiram a região noroeste do Rio Grande do Sul entre a noite de quinta-feira (19) e a manhã de sexta-feira (20), causando muitos danos em Palmeira das Missões.

Mais de 500 casas foram afetadas, prejudicando cerca de duas mil pessoas. Os ventos chegaram a 65 km/h, danificando telhados de casas, prédios públicos e ginásios, além de derrubar árvores e galhos que bloquearam ruas e complicaram a locomoção dos moradores.

Durante parte da noite, Palmeira das Missões ficou sem luz, o que aumentou as rondas da polícia. Na manhã de sexta-feira, a energia e os serviços telefônicos ainda não tinham sido totalmente restaurados.

A prefeitura mobilizou equipes de vários órgãos para ajudar a população e avaliar os danos nas instalações. Ainda estão contando as pessoas deslocadas, mas não há casos de desabrigados, pois as famílias afetadas estão se abrigando em casas de parentes ou amigos.

A Defesa Civil estadual enviou técnicos da 7ª Coordenadoria Regional para a cidade e chamou a CPFL RGE para consertar os serviços essenciais. Brigadistas militares entregaram lonas para as casas que perderam os telhados.

Uma equipe de crise foi criada com a prefeitura, Defesa Civil municipal, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros. A prefeitura está pensando em declarar situação de emergência para acelerar a ajuda às pessoas afetadas e a reparação dos danos.

Além disso, em outras cidades do Rio Grande do Sul, como Uruguaiana e Herval, choveu bastante nas últimas 24 horas, com acumulados significativos de chuva.

Veja Também