Celina Leão, governadora do Distrito Federal, aprovou uma nova lei que retira dois terrenos públicos do plano de fortalecimento econômico do Banco de Brasília (BRB). Os locais são: a Gleba A da Serrinha do Paranoá e o terreno da Secretaria de Saúde no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). A decisão foi divulgada no Diário Oficial do Distrito Federal nesta segunda-feira (12).
Essa lei altera uma legislação anterior, que permitia ao governo usar bens públicos para ajudar a reforçar a saúde financeira do BRB. Agora, esses dois terrenos não poderão mais ser usados para esse fim.
Os terrenos têm limitações por causa de restrições ambientais e de uso. Por exemplo, a Gleba A da Serrinha do Paranoá foi protegida recentemente ao se tornar parte do Parque Distrital da Serrinha, uma área de conservação ambiental criada pelo governo local.
A medida mantém os outros imóveis que continuam disponíveis para o plano original, preservando as ferramentas para fortalecer o banco. A lei, chamada nº 7.845/2026, permite que o governo mantenha a estabilidade financeira do BRB, atendendo às regras do sistema financeiro.
O objetivo principal é garantir que o BRB continue estável, com capacidade para investir e crescer, mantendo seu papel estratégico para o Distrito Federal. Celina Leão ressaltou que o banco já está adotando soluções técnicas e que os clientes podem ficar tranquilos, pois o foco é manter a instituição estável e garantir a continuidade dos serviços para a população.
