26.4 C
Brasília
quarta-feira, 10/06/2026

Trump diz que EUA retiram milhões de barris de petróleo do Irã

Brasília
céu pouco nublado
26.4 ° C
26.4 °
26.4 °
31 %
3.3kmh
13 %
qua
27 °
qui
24 °
sex
21 °
sáb
25 °
dom
28 °

Em Brasília

Donald Trump afirmou, sem apresentar provas, que os Estados Unidos têm retirado milhões de barris de petróleo do Irã. A declaração foi feita durante um evento na Casa Branca na quarta-feira, 10 de junho.

Segundo Trump, o Irã não está ciente dessa retirada. Ele disse que, na noite de terça-feira, 22 navios carregados com petróleo deixaram o país.

O presidente americano também sugeriu que os EUA poderiam ficar com metade do petróleo do Irã, que possui uma das maiores reservas do mundo.

Conflito recente

Na noite de terça-feira, os EUA e Irã trocaram ataques após as forças iranianas terem abatido um helicóptero norte-americano no Estreito de Ormuz. Este conflito é o segundo desde o acordo de cessar-fogo estabelecido em 7 de abril.

Trump criticou duramente as forças armadas do Irã, afirmando que grande parte delas foi derrotada e que o país demorou demais para negociar um acordo, o que resultará em consequências para o país.

Até o momento, autoridades iranianas não comentaram as declarações do presidente dos EUA.

Veja Também