26.4 C
Brasília
quarta-feira, 10/06/2026

Bilhete ameaça atuação de grupo criminoso em assentamento no DF

Brasília
céu pouco nublado
26.4 ° C
26.4 °
26.4 °
31 %
3.3kmh
13 %
qua
27 °
qui
24 °
sex
21 °
sáb
25 °
dom
28 °

Em Brasília

Um bilhete escrito por membros de uma organização criminosa considerada ultraviolenta pela Polícia Civil do Distrito Federal foi apreendido durante uma operação realizada na quarta-feira, 10 de junho. Segundo a PCDF, o grupo usava violência e medo para controlar a região, expulsando moradores dos lotes e obtendo ganhos ilegais.

Foram cumpridos 14 mandados de prisão preventiva e 18 mandados de busca e apreensão. A organização é investigada por praticar extorsões, ameaças, invasões de imóveis e expulsão de moradores. Conforme o bilhete encontrado, os integrantes do grupo se identificavam como “Comando do Assentamento”.

A investigação aponta que um dos suspeitos teria disparado arma de fogo para intimidar uma vítima e forçá-la a sair do imóvel. Outro investigado já estava preso preventivamente por homicídio ocorrido no assentamento, crime ligado a disputas pelo controle territorial da área.

As ações judiciais também envolveram imóveis ligados à associação do assentamento, incluindo endereços de pessoas suspeitas de colaborar com a organização criminosa.

A Operação Terra Nova mobilizou cerca de 120 policiais civis e é fruto de investigação da 16ª Delegacia de Polícia, em Planaltina, com apoio do Departamento de Polícia Circunscricional, Divisão de Operações Especiais, Divisão de Operações Aéreas e outras unidades especializadas da corporação.

Veja Também