O governo da Ucrânia confirmou a compra de 20 caças F-39 Gripen da Suécia, modelo já adquirido pelo Brasil. O anúncio foi feito pelo presidente Volodymyr Zelensky nesta quinta-feira (28/5).
O valor do negócio é de aproximadamente 2,5 bilhões de euros, financiado por um pacote de empréstimo recentemente aprovado pela União Europeia, totalizando 90 bilhões de euros.
Esse modelo de aeronaves foi comprado pelo Brasil em 2014, com um contrato de 36 caças F-39 Gripen, dos quais 11 já foram entregues à Força Aérea Brasileira.
Além dos 20 caças novos, a Suécia doará ainda 16 aviões antigos para apoiar a Ucrânia.
O acordo foi fechado durante a visita do presidente Volodymyr Zelensky à Suécia, onde ele se encontrou com o primeiro-ministro Ulf Kristersson.
Na ocasião, ambos os governos firmaram um acordo de cooperação em defesa, prevendo um apoio militar da Suécia à Ucrânia no valor de 25,2 bilhões de coroas suecas, cerca de R$ 13,6 bilhões.
