23.5 C
Brasília
terça-feira, 12/05/2026

Starmer não renuncia sem disputa pela liderança no Reino Unido

Brasília
céu limpo
23.5 ° C
23.5 °
22.8 °
64 %
3.6kmh
0 %
ter
27 °
qua
27 °
qui
29 °
sex
28 °
sáb
28 °

Em Brasília

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, informou ao seu gabinete nesta terça-feira (12/5) que não pretende renunciar ao cargo, pois ainda não foi iniciada uma disputa formal pela liderança do partido.

De acordo com o jornal The Guardian, nenhum ministro do gabinete pediu a renúncia de Starmer. Ele desafiou o secretário de Saúde, Wes Streeting, a apresentar uma oposição direta se desejar.

Starmer assumiu a responsabilidade pelos resultados eleitorais recentes e ressaltou que o Partido Trabalhista possui um processo para contestar a liderança, o qual ainda não foi acionado.

O primeiro-ministro convocou uma reunião após pelo menos 80 dos 403 parlamentares trabalhistas solicitarem um cronograma para suas saídas. Na manhã desta terça-feira, a ministra das Comunidades, Miatta Fahnbulleh, foi a primeira do primeiro escalão a renunciar, e espera-se que mais renúncias aconteçam.

Depois do encontro, ministros do gabinete demonstraram apoio público a Starmer. O secretário do Trabalho e Pensões, Pat McFadden, afirmou que ninguém questionou o primeiro-ministro durante a reunião e que o governo deve continuar seu trabalho.

Veja Também