Dados recentes do Ministério da Educação (Mec) revelam melhora significativa no desempenho dos estudantes do ensino médio da rede pública entre 2022 e 2025. A taxa de reprovação diminuiu 62%, o abandono escolar caiu 61% e o atraso nas séries foi reduzido em 28%. A aprovação escolar subiu 11% no mesmo período.
Esses números são resultados da segunda fase do Censo Escolar 2025, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O avanço é creditado a programas implantados desde 2023, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Escola em Tempo Integral, a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas e o programa Pé-de-Meia, criado em 2024, além de melhorias no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O ministério também destacou o maior índice de permanência dos alunos no ensino médio, com uma queda de 28% na taxa de não retorno entre 2022 e 2025, indicando que mais jovens continuam seus estudos de um ano para outro. Manuel Palacios, presidente do Inep, afirmou que, sem essa melhora, quase 250 mil estudantes a menos estariam matriculados em 2025.
O programa Pé-de-Meia, que já beneficiou 7,2 milhões de estudantes, incentiva financeiramente a frequência, a aprovação, a conclusão do ensino básico e a participação no Enem. Para o ministro da Educação, Leonardo Barchini, essa política é fundamental para a recuperação da educação básica e para combater as desigualdades.
Outros avanços na educação básica também foram destacados: a taxa de alfabetização subiu de 36% em 2021 para 66% em 2025, e a matrícula em escolas de tempo integral cresceu de 15,1% para 25,8%, atingindo 8,8 milhões de alunos públicos. Entre 2021 e 2025, foram criadas mais de 1,8 milhão de vagas em tempo integral, atingindo a meta do Plano Nacional de Educação.
A transformação digital das escolas públicas é evidenciada pelo aumento de 43,7% no número de instituições com acesso à internet, de 66,8 mil em 2023 para 100 mil em 2025. Mais de R$ 3 bilhões foram investidos nesse período, beneficiando cerca de 24 milhões de estudantes.
No Enem, as inscrições de estudantes concluintes da rede pública aumentaram 46% entre 2022 e 2025. O exame voltou a certificar a conclusão do ensino médio para quem cumprir os requisitos e adotou inscrições automáticas para concluintes da rede pública em 2025. Em 2026, o Enem também será usado para avaliar a qualidade do ensino médio no país pela primeira vez.
