As UPAs do Distrito Federal estão mais preparadas para atender casos de diabetes. Entre janeiro e maio deste ano, 604 pacientes com complicações da doença foram atendidos nas 13 unidades geridas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF.
Essas unidades são essenciais para urgências, como quedas ou altos níveis de açúcar no sangue, que podem causar problemas sérios. O atendimento rápido ajuda a estabilizar a condição e, se necessário, encaminha o paciente para hospitais maiores.
Jorge Chaves, 46 anos, foi um dos que receberam ajuda rápida em uma UPA após apresentar um quadro grave da doença. Ele destacou a agilidade e o preparo da equipe no início do tratamento.
Jackson Teixeira, gerente da unidade, informa que sintomas como fraqueza forte, tontura, náusea e sonolência são sinais para buscar atendimento imediato. Quanto antes a pessoa for atendida, maior a chance de recuperação.
As UPAs funcionam em conjunto com outros serviços de saúde, garantindo que o paciente receba o melhor cuidado possível, seja com alta para casa ou encaminhamento para hospitais.
Bruna Pires, nutricionista, reforça que seguir alimentação correta, usar remédios direitinho e acompanhar o nível de açúcar são essenciais para uma vida saudável e para evitar complicações. O acolhimento no atendimento ajuda também a tranquilizar os pacientes.
Em Brazlândia, Rayane Pergentino, coordenadora de enfermagem, aponta que os casos mais atendidos são de quedas e altas de açúcar no sangue, e problemas nos pés, que podem causar infecções sérias. Ela alerta para a importância de reconhecer os sinais e buscar ajuda rápido.
O cuidado contínuo do diabetes é realizado nas unidades básicas de saúde (UBSs), que oferecem acompanhamento regular e orientação de uma equipe especializada. Seguir as orientações médicas, controlar o açúcar no sangue e ter hábitos saudáveis são as melhores formas de evitar complicações.
