18.4 C
Brasília
sexta-feira, 12/06/2026

GDF realiza ação educativa para prevenir violência contra idosos

Brasília
nublado
18.4 ° C
18.4 °
18.4 °
85 %
0.5kmh
100 %
sáb
27 °
dom
26 °
seg
29 °
ter
28 °
qua
22 °

Em Brasília

Na próxima segunda-feira, a Praça do Buriti, em Brasília, será palco de uma iniciativa importante do Governo do Distrito Federal (GDF) em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF). Das 10h às 12h, acontecerá uma blitz educativa destinada a conscientizar a população sobre a violência contra a pessoa idosa, ação essa organizada pela Chefia Executiva de Inovação e Integração Social (Ceiis) e conduzida pelo primeiro-cavalheiro, Fabrício Faleiro.

A atividade será realizada num espaço já destinado à segurança viária em frente ao Palácio do Buriti, garantindo que o trânsito na região não seja afetado. As forças de segurança estarão presentes com viaturas e equipes de mobilização, incluindo a participação da Turminha Mais Segura, que promoverá interação com os participantes, reforçando a mensagem de prevenção e cuidado.

Durante a blitz, serão abordados veículos e entregues materiais educativos elaborados especialmente para a campanha. Esses conteúdos trazem informações essenciais sobre os tipos de violência que afetam os idosos, sinais para identificar possíveis abusos, além de canais para denúncias e orientações sobre acolhimento e respeito.

Este esforço ressalta o compromisso do Governo do Distrito Federal com a proteção e a dignidade dos idosos, trabalhando em conjunto com a segurança pública e a sociedade civil para promover uma cultura de cuidado e respeito. A violência contra a pessoa idosa, que pode se manifestar de forma psicológica, financeira, patrimonial ou por negligência, é um tema que requer atenção constante e ações educativas como essa são fundamentais para seu combate.

Fabrício Faleiro destaca a importância de conscientizar além de agir, reforçando o papel dessas iniciativas no fortalecimento das políticas de proteção. Já a secretária-executiva Institucional e de Políticas de Segurança Pública, Regilene Siqueira Rozal, enfatiza que a mobilização fortalece a rede de acolhimento e orienta a população sobre os canais de denúncia, promovendo a atuação conjunta entre estado e sociedade.

Serviço

  • Ação Educativa – Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
  • Data: Segunda-feira, 16
  • Horário: 10h às 12h
  • Local: Praça do Buriti, Brasília/DF

Veja Também