Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, anunciou que a partir de segunda-feira (4/5) os EUA vão iniciar uma operação para escoltar navios que estão presos no Estreito de Ormuz. Essa região é uma das rotas marítimas mais importantes do mundo e está sendo afetada devido à guerra envolvendo o Irã.
A decisão foi tomada depois que vários países, que não participam diretamente do conflito no Oriente Médio, solicitaram ajuda para retirar suas embarcações da área.
“Para o bem do Irã, do Oriente Médio e dos Estados Unidos, comunicamos a esses países que vamos garantir a segurança para que seus navios possam navegar livremente. Pedi aos meus representantes que façam o possível para retirar esses navios e suas tripulações em segurança”, disse Trump em sua rede social Truth Social.
O presidente chamou essa ação de “Projeto Liberdade” e afirmou que a iniciativa tem um caráter humanitário, pois alguns navios estão enfrentando problemas como falta de alimentos e itens essenciais para as tripulações.
Donald Trump informou ainda que estão acontecendo negociações positivas com o Irã, mas que a operação seguirá independente disso, com o objetivo de proteger navios de países neutros no conflito.
Ele também destacou que os países envolvidos não planejam operar na região até que a navegação esteja segura. Trump alertou que qualquer tentativa de atrapalhar a operação será respondida firmemente pelos Estados Unidos.
O Estreito de Ormuz é estratégico para o transporte de petróleo e tem sofrido com as tensões recentes, o que prejudica o tráfego marítimo internacional.
Negociações de paz
Os Estados Unidos responderam a uma proposta de paz enviada pelo Irã para tentar encerrar a guerra na região. A proposta foi mediada pelo Paquistão e busca o fim dos combates, a reabertura do Estreito de Ormuz e o fim do bloqueio americano aos portos iranianos.
O governo iraniano enviou um plano de 14 pontos, que inclui a discussão futura sobre o programa nuclear do Irã, usado como motivo para o início do conflito.
