O Distrito Federal participa nesta quinta-feira (28) da 20ª edição do Dia Sem Impostos, uma campanha nacional que chama a atenção para o peso dos impostos no Brasil. No DF, os consumidores poderão encontrar produtos e serviços com descontos de até 33%, numa ação organizada pela CDL Jovem DF e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Nesta ação, os comerciantes vendem produtos sem cobrar do consumidor o valor dos impostos, mostrando na prática o impacto dos tributos nos preços e na vida das pessoas. Segundo o Impostômetro, nos primeiros cinco meses do ano, o Brasil já arrecadou mais de R$ 1 trilhão em impostos, sendo que o Distrito Federal contribuiu com mais de R$ 100 bilhões, cerca de 6% do total.
DF destaca-se no movimento
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do DF (Eduardo Rodrigues) ressalta que Brasília se tornou uma referência nacional pela adesão crescente do comércio e a participação dos consumidores na campanha.
“O DF participa do Dia Sem Impostos há vários anos. Com o tempo, a mobilização cresceu muito e Brasília virou um exemplo nacional de forte participação do comércio e consumidores”, disse.
O objetivo da campanha é tornar visível o peso dos impostos, que muitas vezes passa despercebido no cotidiano. “Os consumidores pagam impostos em quase tudo, mas nem sempre percebem o quanto isso encarece os produtos”, explica.
A CDL-DF espera que mais comerciantes participem este ano, envolvendo vários setores do varejo e serviços. O movimento ganhou força à medida que a discussão sobre tributação tem ocupado mais espaço no país.
Consumidores compram mais e campanha cresce
Entre os participantes no Distrito Federal, a rede Agittus Calçados oferece 30% de desconto em todos os produtos durante o evento. O sócio da empresa, Yago Arrais, diz que a campanha visa principalmente conscientizar sobre o impacto dos impostos nos preços.
Além dos descontos, as lojas promovem ações educativas, treinando equipes e distribuindo panfletos para informar o público. Com isso, os consumidores costumam gastar mais, e até quem não pretendia comprar acaba adquirindo produtos. “No ano passado, tivemos quase mil clientes a mais”, comenta.
Outro participante é a rede Lord Perfumaria, que oferece descontos de até 50% em perfumes importados. O diretor de franquias, Lucas Muniz, destaca que a campanha aproxima o consumidor da discussão sobre alta tributária e mostra como os preços podem ficar mais acessíveis sem os impostos elevados.
Os consumidores também aprovam a campanha. Na capital federal, Janaína Duarte, secretária em clínica médica, achou interessante poder comprar produtos sem impostos. Ela pretende se preparar para a próxima edição para aproveitar mais as ofertas.
A estudante Lhais Silva percebeu a redução de preços no evento anterior e, agora sabendo que a campanha ocorre todo ano, pretende ficar atenta para a próxima edição.
Discussões sobre reforma tributária e competição internacional
Além dos descontos, o Dia Sem Impostos deste ano reforça o debate sobre a reforma tributária e o impacto da carga fiscal nas empresas brasileiras. Em manifesto nacional, a CNDL destaca que o ambiente de negócios sofre com burocracia, insegurança jurídica e alta tributação.
O documento alerta para o risco de aumento dos custos operacionais e maior complexidade fiscal durante a transição para o novo sistema tributário, que pode levar o Brasil a ter uma das maiores alíquotas de IVA do mundo.
Os organizadores também defendem a “isonomia tributária” entre empresas brasileiras e plataformas internacionais, já que os varejistas nacionais enfrentam carga tributária maior que a cobrada de empresas estrangeiras que vendem no país.
Para os organizadores, o movimento do Dia Sem Impostos vai além dos descontos, sendo uma oportunidade para refletir sobre competitividade, simplificação tributária e o bom uso dos impostos pagos pela população.
