23 C
Brasília
quarta-feira, 24/06/2026

Debate sobre o custo da energia e uso de combustíveis fósseis

Brasília
céu pouco nublado
23 ° C
23 °
23 °
47 %
1.2kmh
23 %
qua
28 °
qui
27 °
sex
25 °
sáb
26 °
dom
26 °

Em Brasília

As comissões da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais; de Defesa do Consumidor; e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados promovem, nesta terça-feira (9), um seminário para discutir formas de diminuir a dependência econômica dos altos custos da energia e o uso de combustíveis fósseis.

O evento ocorrerá às 14 horas, no plenário 6, e será interativo.

Veja quem foi convidado e envie suas perguntas.

O seminário foi solicitado pelos deputados Fernando Mineiro (PT-RN), Dilvanda Faro (PT-PA) e Nilto Tatto (PT-SP).

Segundo esses parlamentares, a alta das contas de energia no Brasil tem impactado principalmente as famílias de baixa e média renda. Eles destacam que as tarifas de eletricidade podem aumentar entre 7% e 8% em 2026, acima da inflação.

Além disso, explicam que as famílias brasileiras gastam 11,8% de seus orçamentos com energia elétrica. Esse valor se deve a fatores como impostos, encargos do setor, custos de transmissão e maior uso de usinas termelétricas que funcionam com combustíveis fósseis.

“É fundamental que o parlamento analise a influência dos subsídios aos combustíveis fósseis nas contas de energia dos cidadãos, assumindo um papel ativo para incentivar políticas que promovam a transição para fontes de energia renováveis e sustentáveis”, destacam os deputados no pedido.

Veja Também