24.5 C
Brasília
sexta-feira, 29/05/2026

Novacap libera faixas inferiores dos viadutos 10 e 11 no Eixão Norte

Brasília
nuvens dispersas
24.5 ° C
24.5 °
24.5 °
50 %
4.6kmh
40 %
sex
24 °
sáb
23 °
dom
27 °
seg
27 °
ter
26 °

Em Brasília

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) vai liberar para o trânsito, a partir do próximo domingo (31), após as 18h, as faixas inferiores dos viadutos 10 e 11 do Eixo Rodoviário (DF-002) Norte. A abertura acontecerá com o fechamento do Eixão do Lazer.

Na segunda-feira (1º/6), a passagem para pedestres será alterada. O acesso passará a ser feito por cima do viaduto 10, em uma área mais próxima dos pontos de ônibus e das passarelas de pedestres já existentes.

As obras de reforma e recuperação estrutural dos dois viadutos começaram em junho de 2024, com um orçamento inicial de R$ 13,5 milhões. Inspeções feitas no início das obras detectaram problemas nas estruturas, resultando na interdição imediata para garantir a segurança pública, com o apoio da Defesa Civil do Distrito Federal.

Com a inclusão de serviços adicionais não previstos antes, o valor dos trabalhos subiu para R$ 24,3 milhões. A conclusão total da obra está prevista para julho de 2026.

Os viadutos 10 e 11 foram construídos há cerca de 70 anos e, depois da recuperação com reforço estrutural, poderão suportar até 45 toneladas, um aumento em relação às 36 toneladas projetadas originalmente nos anos 1950/60.

*Com informações da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap)

Veja Também