20.5 C
Brasília
sexta-feira, 24/04/2026

Motta Organiza Grupo para Discutir PL Sobre Misoginia

Brasília
céu limpo
20.5 ° C
23.4 °
20.5 °
73 %
4.6kmh
0 %
sex
26 °
sáb
26 °
dom
28 °
seg
29 °
ter
28 °

Em Brasília

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), formou um grupo de trabalho para analisar o projeto de lei (PL) que classifica a misoginia como crime de racismo. O texto já foi aprovado pelo Senado há mais de um mês e está aguardando a decisão dos deputados.

Esse grupo será liderado pela deputada Tabata Amaral (PSB-SP) e terá duração de 45 dias para discutir o tema.

Diferentemente das comissões permanentes, os grupos de trabalho são temporários e possuem uma estrutura mais flexível. Eles são constituídos por deputados escolhidos pelo presidente da Câmara para estudar um assunto específico e sugerir um encaminhamento.

Na prática, esse grupo reúne parlamentares de diferentes partidos para debater, negociar e elaborar um texto consolidado. O trabalho pode incluir audiências públicas, reuniões técnicas e o envolvimento com especialistas, o governo e setores da sociedade civil.

Ao final do processo, o grupo costuma apresentar um relatório ou uma minuta de projeto que pode servir de base para a tramitação formal da proposta legislativa.

Embora o grupo de trabalho não tenha poder para aprovar leis, ele exerce uma influência política considerável. Isso ocorre porque o texto preparado por esse grupo geralmente chega ao plenário com maior apoio, facilitando sua aprovação e diminuindo resistências.

Nos bastidores, a criação desse grupo também pode indicar uma tentativa da liderança da Câmara de controlar o ritmo e o conteúdo dos debates sensíveis, evitando que propostas avancem direto nas comissões ou no plenário sem a devida articulação.

Veja Também