20.5 C
Brasília
quinta-feira, 21/05/2026

Aplicativo Meu Imóvel Rural alcança 500 mil usuários e adiciona novas funções

Brasília
chuva moderada
20.5 ° C
20.5 °
17.3 °
78 %
3.6kmh
40 %
qui
27 °
sex
26 °
sáb
26 °
dom
27 °
seg
21 °

Em Brasília

O aplicativo Meu Imóvel Rural, desenvolvido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), já foi acessado por mais de 500 mil pessoas em menos de um ano desde seu lançamento. Ele é muito usado por agricultores, donos de imóveis rurais e pela população que busca informações e serviços sobre o setor agrícola.

De acordo com os dados de uso, 55% dos acessos ao aplicativo são feitos por computadores e 45% por celulares ou tablets. Até o momento, o aplicativo foi baixado mais de 20 mil vezes em aparelhos Android e mais de 10 mil vezes em iPhones.

O Meu Imóvel Rural foi criado para centralizar informações e documentos dos imóveis rurais. Com ele, é possível consultar registros do imóvel no Cadastro Ambiental Rural (CAR), no Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF) e no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR). A plataforma também permite comparar dados entre esses sistemas e gerar documentos direto pelo app.

Em março, o app foi atualizado com novas funções. Agora, ele mostra em um único mapa todas as informações geográficas do CAR e SIGEF dos imóveis de um mesmo dono. Além disso, é possível baixar arquivos no formato Geopackage (.gpkg) com os limites dos imóveis.

A atualização também permite baixar o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) diretamente pelo SNCR. O sistema incorpora ferramentas que associam automaticamente os cadastros e avisam sobre possíveis erros ou divergências nos registros de um mesmo imóvel entre as bases oficiais.

Quanto à segurança, o aplicativo passou a oferecer a opção de compartilhar cadastros com outras pessoas de forma controlada, sem precisar informar a senha do GOV.BR. Também foi criada uma nova forma de notificações que reúne mensagens de vários sistemas públicos dentro do app.

Veja Também