17.5 C
Brasília
sábado, 30/05/2026

Zebrinhas têm mais de 21 mil acessos diários no DF

Brasília
céu limpo
17.5 ° C
17.5 °
15 °
88 %
1kmh
0 %
dom
25 °
seg
26 °
ter
27 °
qua
27 °
qui
21 °

Em Brasília

Os ônibus chamados de zebrinhas têm se tornado uma solução importante para facilitar o transporte no Distrito Federal. Eles percorrem ruas e avenidas menores dentro dos bairros e se conectam com outros tipos de transporte público, atendendo mais de 21,8 mil pessoas por dia em 15 regiões administrativas.

Hoje, o serviço conta com 65 veículos distribuídos em 30 rotas diferentes. Em dias de semana, são feitas mais de 600 viagens para ligar bairros residenciais a estações de metrô, corredores de BRT e outros pontos importantes do transporte público.

Expansão para novas áreas

Nos últimos anos, o serviço foi ampliado para várias regiões do Distrito Federal, incluindo Guará, Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia, Vicente Pires, Arniqueira, São Sebastião, Itapoã Parque e Paranoá Parque.

Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), um dos grandes benefícios das zebrinhas é a capacidade de passar por ruas e quadras onde ônibus maiores têm dificuldade, ajudando assim a diminuir o tempo de viagem e aproximar o transporte público das casas dos moradores.

Conexão que facilita viagens

O objetivo das zebrinhas é complementar o sistema de transporte público, fazendo com que os passageiros possam se conectar mais rápido e facilmente com outros meios de transporte.

Por exemplo, no Guará, uma linha recente liga áreas residenciais ao ParkShopping, ao Aeroporto Internacional de Brasília e a outros locais importantes, tornando-se opção frequente para quem precisa usar o metrô ou ir para bairros próximos.

Aumento da procura pelos usuários

O crescimento do número de passageiros mostra como o serviço vem ganhando popularidade. Moradores destacam a praticidade dos veículos menores, que alcançam áreas internas dos bairros e diminuem o tempo de espera em comparação com algumas linhas tradicionais.

A maior quantidade de usuários está na região atendida pela empresa Marechal, que cobre Guará, Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia, Arniqueira e Colônia Agrícola de Samambaia. Essas linhas juntas transportam cerca de 8,5 mil pessoas diariamente.

Com a expansão da rede e a integração ao programa Vai de Graça, o governo espera ampliar ainda mais o alcance das zebrinhas, fortalecendo o transporte de proximidade como uma solução de mobilidade para a população do Distrito Federal.

Veja Também