Um soldado da missão de paz da ONU no Líbano (UNIFIL) perdeu a vida na manhã desta quinta-feira (4/6) após um bombardeio no sudeste do país, próximo à cidade de Marjayoun, informou a organização. A origem do ataque não foi especificada.
O militar foi atingido na noite de quarta-feira e ficou gravemente ferido. Ele foi transportado de avião para um hospital em Beirute, capital do Líbano, onde acabou falecendo.
Outros dois soldados da força de paz também ficaram feridos e estão recebendo tratamento médico nas instalações da UNIFIL.
A missão de paz da ONU no Líbano iniciou uma investigação para esclarecer o ocorrido e pediu às autoridades locais que apurem o incidente, responsabilizem os culpados e garantam a justiça.
“A UNIFIL identificou um aumento nos ataques no sul do Líbano. A violência precisa acabar”, destacou a missão.
O episódio aconteceu em meio a bombardeios israelenses contra o sul do Líbano e retaliações do grupo Hezbollah.
A força de paz da ONU reforçou que ataques intencionais contra seus pacificadores são graves violações do direito internacional humanitário e podem ser considerados crimes de guerra.
Conflito entre Israel e Líbano
Israel e Líbano haviam concordado com um cessar-fogo na quarta-feira (3/6), mediado pelos Estados Unidos, mas os ataques continuaram. Nesta quinta-feira, o Exército israelense realizou novos ataques no território libanês utilizando drones militares.
Israel informou que, horas antes dos ataques, um alerta aéreo foi acionado devido à entrada de uma aeronave considerada hostil no norte do país, próximo à fronteira com o Líbano.
O acordo para o cessar-fogo previa a suspensão dos disparos pelo grupo Hezbollah e a ocupação das áreas ao sul do rio Litani pelo Exército oficial do Líbano, com a retirada do grupo paramilitar islâmico.
Até o momento, o Hezbollah não se pronunciou sobre o acordo de cessar-fogo.

