O Senado dos Estados Unidos rejeitou uma proposta que buscava limitar o poder do presidente Donald Trump para autorizar um ataque militar contra Cuba sem a aprovação do Congresso. A votação ocorreu na terça-feira (28/4) e o projeto foi rejeitado por 51 votos contrários e 47 a favor.
A medida apresentada pelo Partido Democrata teria impedido Trump de ordenar qualquer ação militar em Cuba sem o aval do Congresso dos EUA. No entanto, dois senadores do Partido Republicano, que lidera o Legislativo, apoiaram a proposta.
Desde o início do ano, e após a mudança no governo da Venezuela, Trump aumentou a pressão econômica e a retórica agressiva contra Cuba. Ele chegou a impor um bloqueio ao petróleo venezuelano enviado a Cuba, causando uma crise energética no país caribenho.
Posteriormente, Trump voltou atrás e autorizou operações comerciais especiais para o combustível entre os dois países. Além da área econômica, o presidente também mencionou possivelmente realizar uma intervenção militar em Cuba, afirmando que terá a “grande honra” de tomar o país assim que o conflito entre os Estados Unidos e o Irã terminar.
Apesar das declarações, a justificativa para um possível ataque ainda não é clara, e o Senado preferiu manter o poder do presidente sem restrições nesse aspecto.
