23.4 C
Brasília
quinta-feira, 09/07/2026

Regras aprovadas para abastecer aviões com segurança no solo

Brasília
nuvens quebradas
23.4 ° C
23.4 °
23.4 °
36 %
2kmh
63 %
sex
28 °
sáb
29 °
dom
30 °
seg
27 °
ter
21 °

Em Brasília

Albuquerque destaca que abastecer aeronaves com pessoas a bordo envolve riscos

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 552/26, que estabelece normas gerais de segurança para o abastecimento de aeronaves em solo. O principal objetivo é assegurar que essas operações cumpram rigorosamente as diretrizes estabelecidas pela autoridade de aviação civil.

O relator do projeto na comissão, deputado AJ Albuquerque (PP-CE), recomendou a aprovação do texto, ressaltando que o abastecimento de aeronaves com pessoas a bordo apresenta riscos significativos à integridade física dos ocupantes e à proteção da vida humana.

A proposta modifica o Código Brasileiro de Aeronáutica. Atualmente, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já regula o tema tecnicamente.

Segundo o deputado Gilson Daniel (Pode-ES), autor da proposta, a iniciativa oferece segurança jurídica aos operadores e fortalece a base legal para as ações regulatórias e fiscalizatórias da Anac, sem impedir o avanço técnico do setor.

Próximas etapas

O projeto seguirá para análise conclusiva na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para ser sancionada como lei, precisa ser aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Veja Também