26.5 C
Brasília
quinta-feira, 30/04/2026

Ouro sobe com dólar fraco e tensões no Oriente Médio

Brasília
céu limpo
26.5 ° C
26.7 °
26.5 °
41 %
4.1kmh
0 %
qui
26 °
sex
26 °
sáb
28 °
dom
28 °
seg
27 °

Em Brasília

O ouro teve alta na quinta-feira (30), depois de cair por três dias, devido ao aumento das tensões no Oriente Médio e à queda do dólar. Investidores também avaliaram a decisão do Federal Reserve (Fed) dos Estados Unidos de manter as taxas de juros estáveis.

Na Comex, mercado de metais da bolsa de Nova York (Nymex), o preço do ouro para junho subiu 1,49%, atingindo US$ 1.629,6 por onça-troy. A prata também valorizou, com alta de 2,75%, chegando a US$ 23,534.

As preocupações geopolíticas continuam fortes, com relatos de maior conflito na região do Oriente Médio. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estaria revisando planos para uma ação militar contra o Irã, solicitando ataques rápidos e precisos, segundo o Axios. Israel também pretende retomar operações militares contra o Irã, conforme a Euronews. Além dessas ameaças, Trump busca apoio de aliados para um novo acordo que permita a reabertura do Estreito de Ormuz.

Por outro lado, o TD Securities observa que a fraqueza do dólar e uma possível intervenção do Japão no câmbio estão beneficiando o ouro. No entanto, a perspectiva de queda do metal ainda está mais próxima do que a de alta. O MUFG destaca que o ouro se valorizou pela primeira vez na semana, devido a compras após queda.

Na quarta-feira (29), o Fed decidiu manter os juros entre 3,50% e 3,75%, conforme esperado. Os líderes do banco central ressaltaram as incertezas econômicas causadas pelo conflito no Oriente Médio e pelos preços elevados da energia, que mantêm a inflação alta.

Estadão conteúdo

Veja Também