O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) anunciou que concluiu o plano emergencial para gerenciar o excesso de energia na rede de distribuição neste domingo. O plano solicitou que as distribuidoras controlassem 1.000 megawatts (MW) entre as 10h e 14h do dia. Esta ação inédita, aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), teve como objetivo evitar desequilíbrios no sistema causados pelo excesso de energia disponível.
O ONS explicou que a medida foi necessária para equilibrar a alta produção de energia proveniente de sistemas pequenos e microgeradores, junto a uma demanda menor devido ao feriado prolongado de Corpus Christi.
Os fornecedores foram informados no sábado e realizaram ajustes para manter o equilíbrio no Sistema Interligado Nacional (SIN). Mesmo durante a operação, o ONS manteve a comunicação com os agentes do setor e coordenou as ações para administrar os recursos conforme a demanda da sociedade.
A Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) confirmou que as distribuidoras executaram cortes nas usinas conectadas às suas redes, conhecidas como do tipo III, conforme as orientações do ONS. A Abradee informou que irá avaliar os impactos e resultados do plano emergencial.
Além disso, a Abradee ressaltou a importância da implementação de políticas públicas para reorganizar o sistema elétrico do Brasil e colocou-se à disposição para colaborar com o ONS conforme necessário.
Fonte: Estadão Conteúdo.

