17.8 C
Brasília
domingo, 07/06/2026

Irã ataca Israel com mísseis e Netanyahu promete reagir

Brasília
nuvens dispersas
17.8 ° C
17.8 °
17.8 °
68 %
2.2kmh
32 %
seg
27 °
ter
28 °
qua
29 °
qui
23 °
sex
18 °

Em Brasília

O Irã lançou uma série de mísseis contra Israel neste domingo (7/6), em resposta aos ataques israelenses realizados horas antes em Beirute, no Líbano. O governo de Israel anunciou que irá retaliar o ataque iraniano.

As forças de defesa de Israel confirmaram o disparo dos mísseis e ativaram seus sistemas de defesa aérea para derrubá-los.

Em mensagem divulgada, os militares israelenses orientaram a população a não divulgar imagens ou informações sobre possíveis locais atingidos.

Até o momento, não há registros oficiais de danos em território israelense. Imagens mostram o sistema de defesa conhecido como Domo de Ferro interceptando os projéteis no espaço aéreo israelense.

Contexto da escalada

O conflito escalou após Israel atacar alvos em um subúrbio de Beirute. O governo israelense afirmou que os bombardeios miraram integrantes do Hezbollah, que planejavam ações contra o país. Essa operação quebrou uma trégua que estava em vigor no Líbano.

Reação de Netanyahu

Após o ataque iraniano, o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou que Israel responderá aos ataques.

Autoridades iranianas também se manifestaram. Mohammad Qalibaf, presidente do Parlamento do Irã e principal negociador nas conversas com os Estados Unidos, disse que Israel não está comprometido com o cessar-fogo nem com as negociações diplomáticas.

“Eles não estão comprometidos com um cessar-fogo nem acreditam no diálogo e, por meio do bloqueio naval e da violação dos acordos relativos ao Líbano, demonstraram que só entendem a linguagem do poder”, escreveu o parlamentar nas redes sociais.

Mohsen Rezaee, conselheiro militar do líder supremo do Irã, classificou o ataque iraniano como uma resposta às ações de Israel.

“A República Islâmica do Irã declarou que não aceitará violações do cessar-fogo nem agressões contra o Líbano. Esta noite, os agressores receberam a resposta que mereciam”, publicou nas redes sociais.

Ele também afirmou que eventuais novas ações de Israel poderão provocar uma reação ainda mais intensa de Teerã. O governo iraniano declarou que as bases militares dos Estados Unidos no Oriente Médio voltam a ser alvos legítimos.

A advertência se estende a instalações norte-americanas nos Emirados Árabes Unidos, Omã, Arábia Saudita, Iraque e Egito, assim como a ativos israelenses na região.

Veja Também