18.5 C
Brasília
terça-feira, 19/05/2026

Nova linha de crédito para motoristas de aplicativo

Brasília
céu limpo
18.5 ° C
18.5 °
16.1 °
82 %
1kmh
0 %
ter
28 °
qua
28 °
qui
28 °
sex
26 °
sáb
25 °

Em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar um novo programa que oferece uma linha de crédito especial para os motoristas de aplicativos. Esse programa, chamado Move Aplicativos, tem como objetivo ajudar esses trabalhadores a financiar veículos e lidar com seus custos de manutenção.

O governo planeja disponibilizar R$ 30 bilhões com condições facilitadas, como juros menores que a Selic, até seis meses de carência para começar a pagar, e prazos de financiamento de até 72 meses.

Essa iniciativa surge após o governo não conseguir a aprovação de uma lei que regulamente o setor de motoristas de aplicativo no Congresso. Apesar disso, o governo já lançou outros projetos para estimular a economia neste ano eleitoral, somando um total de R$ 140 bilhões.

No ano passado, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, criou um grupo para ouvir as demandas dos motoristas, que incluem aumento do valor pago por serviço, um adicional por quilômetro rodado e pagamento integral por rotas agrupadas. No entanto, essas propostas não foram incluídas na legislação em discussão na Câmara dos Deputados.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) expressou preocupação de que veículos importados possam se beneficiar das condições favorecidas pelo programa, destacando a importância dos veículos nacionais no mercado brasileiro.

Veja Também