O navio MV Hondius chegou ao porto de Granadilla, em Tenerife, neste domingo (10/5), após ser afetado por um surto de hantavírus. A embarcação ancorou por volta das 4h no horário de Brasília, trazendo 8 casos confirmados da doença, incluindo três mortes.
A chegada do navio gerou polêmica, pois o governo das Ilhas Canárias inicialmente não autorizou a ancoragem, mas teve que obedecer a decisão do governo espanhol. O MV Hondius foi escoltado pela Guarda Civil espanhola, com cerca de 360 agentes envolvidos na operação, utilizando meios aéreos e marítimos.
Especialistas, como biólogos, químicos e radiologistas, também estiveram presentes para auxiliar no controle e monitoramento da situação.
Em entrevista coletiva, a ministra da Saúde da Espanha, Mónica García, classificou a ancoragem do navio como um “sucesso, apesar das dificuldades”. Segundo ela, os passageiros, que não apresentam sintomas até o momento, começarão a desembarcar ao longo do dia.
Os passageiros serão evacuados em lanchas e levados ao aeroporto das Canárias para uma avaliação médica detalhada. Primeiro, sairão os espanhóis, seguidos pelos passageiros dos Países Baixos, que também são responsáveis pelos cidadãos da Alemanha, Bélgica, Grécia e parte da tripulação. Os demais voos, previstos para domingo, seguirão conforme planejado, com o último voo marcado para segunda-feira (12/5), transportando os cidadãos da Austrália.
Antes do desembarque, especialistas da Saúde Exterior realizam uma pesquisa epidemiológica e avaliam os passageiros e tripulantes diretamente no navio.
