O Ministério da Justiça e Segurança Pública realizou no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (15), uma reunião técnica focada em combater o crime organizado dentro do mercado formal de combustíveis.
O objetivo do encontro foi promover a integração entre órgãos e definir ações práticas para enfrentar a atuação de grupos criminosos que atuam em setores essenciais da economia.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, destacou o compromisso do ministério em coordenar as ações necessárias, promovendo acordos e mobilizando as forças policiais e de inteligência para esse desafio. Ele ressaltou que o crescimento do crime organizado dentro do mercado formal pede respostas conjuntas envolvendo segurança pública, inteligência, fiscalização e regulação.
O procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro (PGJ), Antonio Campos Moreira, ressaltou a gravidade da situação no estado, evidenciando o desafio de retomar o controle das áreas dominadas por esses grupos. Segundo ele, o tráfico de drogas é apenas uma das atividades dessas organizações criminosas, que utilizam o domínio territorial para explorar outros negócios locais e lavar dinheiro, incluindo o comércio de combustíveis.
