Estudantes do 6º e 7º anos do Centro de Ensino Fundamental 1 do Lago Norte deram início a uma iniciativa de formação em robótica e inovação tecnológica, promovida em parceria entre secretarias do Distrito Federal e o Instituto Eixos de Gestão.
As aulas acontecem no Parque Tecnológico de Robótica de Brasília, conhecido como PaTec, e fazem parte de um projeto que oferece oportunidades educacionais para colégios cívico-militares do DF, incluindo unidades do Itapoã, Ceilândia e Estrutural, beneficiando mais de mil estudantes em contraturno escolar.
Durante as atividades, os participantes têm a chance de montar e programar robôs, pilotar drones e explorar a cultura maker, com acompanhamento de monitores especializados. O projeto visa despertar talentos e ampliar horizontes, preparando os jovens para os desafios do futuro.
Alexandre Patury, secretário de Segurança Pública, destaca que “aproximar nossos estudantes de ambientes de inovação fortalece fatores de proteção social”. A subsecretária das Escolas de Gestão Compartilhada, Maria das Graças Costa, também enfatiza a importância da parceria com o setor público e privado para fomentar novas oportunidades.
A infraestrutura oferecida pelo PaTec inclui laboratórios equipados para montagem, programação e testes dos robôs, além de garantir transporte e lanche aos alunos, facilitando o acesso às oficinas sem prejudicar a rotina escolar.
Gustavo Araújo, presidente do parque tecnológico, ressalta que observar o interesse dos jovens reforça o caminho para aproximá-los da tecnologia, mostrando que a inovação nasce de oportunidades educativas como esta.
Com duração de oito meses, o curso proporciona uma imersão sistemática em áreas de ciência, tecnologia e programação, utilizando kits tecnológicos avançados para propiciar uma aprendizagem prática e envolvente.
