A Airbus informou que irá contestar a decisão do Tribunal de Paris que a condenou por homicídio culposo em relação ao acidente do voo AF447, ocorrido em 2009. O avião saiu do Rio de Janeiro rumo a Paris e caiu, resultando na morte de 228 pessoas.
A declaração foi feita pelo advogado da empresa, Simon Ndiaye, após o julgamento. O recurso será apresentado à Corte de Cassação, que é a última instância da França.
O acidente
O acidente aconteceu na noite do dia 31 de maio de 2009. O Airbus A330, operado pela Air France, decolou do Rio de Janeiro com destino a Paris. Os sensores Pitot da aeronave, que medem a velocidade do avião, congelaram, levando a equipe de pilotagem a perder o controle da aeronave.
Ao todo, 228 pessoas de 33 nacionalidades morreram, incluindo 72 franceses e 58 brasileiros.
A agência francesa que investiga acidentes aéreos, a BEA, concluiu que a tragédia foi causada por uma manobra errada do piloto após vários problemas técnicos.
No processo judicial, a Airbus é acusada de não ter substituído os sensores de velocidade, enquanto a Air France é responsabilizada pela falta de treinamento adequado da equipe de pilotagem para lidar com esse problema.
