18.5 C
Brasília
domingo, 19/04/2026

Trump diz que bloqueio naval dos EUA continuará após Ormuz reabrir

Brasília
nuvens quebradas
18.5 ° C
18.5 °
18.5 °
84 %
0.8kmh
79 %
dom
28 °
seg
27 °
ter
27 °
qua
26 °
qui
26 °

Em Brasília

O bloqueio naval dos Estados Unidos contra embarcações que vão ou vêm de portos do Irã continua ativo, mesmo depois da reabertura do Estreito de Ormuz, disse o presidente dos EUA, Donald Trump, na sexta-feira (17/4).

Na mesma data, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, anunciou que o Estreito de Ormuz foi completamente reaberto para a navegação comercial, marcando a restauração da principal rota de comércio de petróleo do Oriente Médio.

Abbas Araghchi afirmou que o canal ficará aberto para a navegação enquanto durar o cessar-fogo no Oriente Médio, que inclui também o Líbano.

Na quinta-feira, foi feito um acordo de cessar-fogo de 10 dias entre Israel e Líbano, com mediação dos Estados Unidos.

Veja Também