18.5 C
Brasília
domingo, 31/05/2026

Trump afirma que Irã vai desistir de armas nucleares

Brasília
nuvens dispersas
18.5 ° C
20 °
18.5 °
82 %
2.1kmh
40 %
dom
26 °
seg
26 °
ter
26 °
qua
26 °
qui
25 °

Em Brasília

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, declarou em entrevista à Fox News no sábado (30/5) que o Irã desistiu do desenvolvimento de armas nucleares. A declaração ocorre em meio a negociações internacionais, após o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, afirmar que as Forças Armadas estão preparadas para realizar um ataque caso não haja acordo.

Trump ressaltou que qualquer acordo precisa garantir que o Irã não avance com seu programa de armas nucleares e também a reabertura do Estreito de Ormuz.

Antes do conflito, essa passagem era responsável pelo escoamento de cerca de 20% do petróleo consumido mundialmente.

O conflito começou em 28 de fevereiro, quando os Estados Unidos e Israel realizaram ataques contra alvos iranianos, intensificando a crise na região.

Em resposta, o presidente do Parlamento iraniano e principal negociador do país, Mohammad Baqer Qalibaf, afirmou no domingo (31/5), que Teerã não aceitará um acordo para encerrar o conflito sem garantias claras de que os direitos da população iraniana serão respeitados. Segundo ele, não há confiança nas promessas do inimigo e acreditam que somente um resultado concreto será suficiente para cumprir compromissos.

Veja Também