O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) condenou novamente Wilker Leão, um influenciador digital que gravava aulas sem permissão na Universidade de Brasília (UnB).
A decisão, publicada em 23 de abril, determinou uma pena de 1 ano, 11 meses e 10 dias de prisão, além de 58 dias-multa pelos crimes de difamação e injúria contra o professor de História da África Estevam Costa Thompson.
Em agosto do ano anterior, Wilker Leão já havia sido condenado pela primeira vez por calúnia e difamação.
Expulsão da UnB
Em setembro, o influenciador foi expulso da UnB por violar regras internas previstas na Instrução Normativa nº 01/2023, que trata das Comissões de Processos Disciplinares. Ele ficará cinco anos proibido de estudar na instituição.
O advogado do professor, Melillo Dinis, afirmou à imprensa que a decisão do TJDFT confirma o que chamam de “assédio estudantil” praticado por Wilker Leão.
Segundo ele, “Desde o início do processo criminal, temos alertado que a defesa cuidaria de combater esse modelo de lacração que comete crimes com objetivo de ampliar a polarização. Isso é assédio estudantil e se transformou em discurso de ódio”.
Wilker Leão optou por não ter advogado e realizou sua própria defesa no tribunal. Tentativas para contato com o influenciador foram feitas, mas não obtiveram resposta até o momento.
