A Receita Federal esclareceu que a notícia que está circulando na internet sobre uma comerciante de marmitas sendo notificada por movimentar R$ 52 mil via PIX em seu CPF é falsa. O órgão enfatizou que não monitora operações financeiras feitas pelo PIX e não envia notificações aos contribuintes baseando-se no valor ou quantidade dessas transações.
Segundo o comunicado oficial, os sistemas chamados Harpia e T-Rex, mencionados na notícia falsa, não existem. O T-Rex era um equipamento usado no começo do serviço de nota fiscal eletrônica em 2007, mas hoje já está desativado. A Receita Federal também explicou que movimentar dinheiro não significa ter renda ou lucro, tornando a história da notificação falsa.
O órgão reforça que não recebe informações sobre transações individuais, não importa se são PIX, depósitos, transferências bancárias ou outras formas, e não age com base nesses dados. Caso o contribuinte suspeite de alguma fraude ou abordagem suspeita, a recomendação é não fornecer informações pessoais e contatar os canais oficiais de atendimento da Receita Federal. As informações partem do Governo Federal.
