28.5 C
Brasília
terça-feira, 28/04/2026

Proibida liberdade provisória para agressores de mulheres

Brasília
nuvens dispersas
28.5 ° C
29.5 °
28.5 °
39 %
3.1kmh
40 %
ter
27 °
qua
28 °
qui
28 °
sex
27 °
sáb
29 °

Em Brasília

Laura Carneiro é a relatora da proposta aprovada na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados, que impede a concessão de liberdade provisória a indivíduos acusados de violência doméstica e familiar contra mulheres.

Atualmente, durante a audiência de custódia, o juiz pode negar a liberdade provisória apenas se o acusado for reincidente, pertencer a uma organização criminosa ou estiver armado com arma de fogo restrita. O projeto modifica o Código de Processo Penal para incluir uma proibição específica aos crimes de violência doméstica contra a mulher.

A Comissão aprovou um substitutivo apresentado pela deputada Laura Carneiro ao Projeto de Lei 3317/24, originalmente de autoria da deputada Silvye Alves. A alteração no texto especifica que a restrição se aplica a crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher.

Objetivo da Medida

Laura Carneiro enfatizou a necessidade de regras jurídicas assertivas para combater o aumento de feminicídios no país. Segundo ela, a negação da liberdade provisória é uma medida preventiva importante para garantir proteção adicional às mulheres, evitando riscos de novas agressões até a conclusão do processo judicial.

Próximo passo

A proposta segue para as etapas seguintes na tramitação legislativa.

Veja Também