24.5 C
Brasília
quarta-feira, 06/05/2026

Motta evita comentar sobre dosimetria e destaca avanço na pacificação

Brasília
céu pouco nublado
24.5 ° C
25.6 °
24.5 °
50 %
5.1kmh
20 %
qua
27 °
qui
27 °
sex
27 °
sáb
28 °
dom
29 °

Em Brasília

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), declarou nesta quarta-feira (6/5) que não possui opinião formada sobre a derrubada do veto ao Projeto de Lei da dosimetria, que reduz o tempo de prisão para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro.

Apesar disso, Motta vê no resultado da votação no Congresso, que derrubou o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), um sinal de avanço na pacificação entre os Poderes. Ele afirmou que a decisão da Câmara e do Senado deverá ser cumprida conforme a lei.

Segundo o parlamentar, essa é uma oportunidade para colaborar com a pacificação do país, permitindo que o Supremo Tribunal Federal e o Poder Judiciário possam reavaliar as penas impostas aos participantes do episódio ocorrido em janeiro de 2023.

O Congresso votou para derrubar o veto presidencial com ampla maioria: 318 votos a favor, 144 contrários e 5 abstenções na Câmara; e 49 a favor e 24 contra no Senado. A decisão abre caminho para a redução da pena do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Esta derrota representa a segunda para o governo petista em menos de 24 horas, pois na véspera o Senado rejeitou a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para o Supremo Tribunal Federal. Essas derrotas foram articuladas pelo presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

Veja Também