22.8 C
Brasília
segunda-feira, 20/04/2026

Irã rejeita negociar com EUA sob ameaças de Trump

Brasília
nublado
22.8 ° C
22.8 °
22.8 °
61 %
2.5kmh
100 %
ter
27 °
qua
26 °
qui
27 °
sex
27 °
sáb
22 °

Em Brasília

O presidente do Parlamento do Irã, Mohammad Bagher Ghalibaf, declarou nesta segunda-feira (20/4) que o país não aceitará negociar com os Estados Unidos se estiver sob ameaças. Ele afirmou em um comunicado publicado na rede social X que “não aceitamos negociações sob a sombra da ameaça e, nas últimas duas semanas, nos preparamos para revelar novas cartas no campo de batalha”.

Ghalibaf ressaltou que o presidente dos EUA, Donald Trump, tenta transformar as negociações em uma “mesa de rendição” por meio de cerco e violações do cessar-fogo. Segundo ele, as ações militares de Trump buscam justificar uma nova escalada de conflito.

O cessar-fogo temporário entre os dois países deve acabar nesta quarta-feira (22/4). As principais dificuldades para um acordo continuam sendo o programa nuclear iraniano e as garantias de segurança que o Irã exige.

Escalada militar

No domingo (19/4), Trump anunciou que os EUA atacaram e apreenderam um navio cargueiro iraniano chamado Touska, que tentou romper o bloqueio naval americano no Golfo de Omã. O navio tem quase 275 metros de comprimento, comparável ao tamanho de um porta-aviões.

O destróier de mísseis guiados da Marinha dos EUA interceptou a embarcação e ordenou que parasse, mas a tripulação iraniana não obedeceu, o que levou à detenção imediata do navio por parte dos EUA.

Horas após a ação, o Irã prometeu uma “resposta rápida” e classificou o ataque como uma violação do cessar-fogo, denunciando a ação como pirataria. Em reação ao conflito, os preços do petróleo e do gás natural dispararam, com o barril do tipo Brent subindo até 7,9% e o gás natural na Europa aumentando até 11%.

Veja Também